28/11/10

'Para a sua casa ou a minha?'

Incapaz de comunicar-se com as outras pessoas, submergido numa solidão doída, o protagonista não consegue se abrir e exercer o diálogo com os outros... Sobreviveu a guerra mas será capaz de amar? De continuar viver?
Já vejo que não. A vida dele depois da volta constituem as noites no bar e as vezes sexo com algumas mulheres desconhecidas. Sexo sem amor, sem sentimentos, só um acto privado de calor e de ternura apresentado através do erotismo cru e pouco poético.


Imagem do filme "Waltz with Bashir"
  ‘Para sua casa ou para a minha?’ - pergunta o protagonista e continua:
‘Despedimo-nos no vestibulo trocando numeros de telefone que imediatamente se esquecem.’.
Um dos muitos monólogos em que ele se dirige quase exclusivamente para si mesmo.
Não há espaço para a mulher do bar, não há a voz dela. Só ele e as lembranças, o desespero do homem que não consegue escapar das experiências do passado que o destruiu psicologicamente..
Continua a viver em Lisboa mas que vida é essa?
O seu apartamento parece ser um quarto dos hoteis, sem as fotos da familia, só os moveis.. Um espaço vazio para cultivar a sua solidão. Afinal o protagonista parece-me não um ser humano mas... um bicho. Que cumpre os seus instinctos, não se importa com os outros concentrado em si próprio, perdido num labirinto do passado.
O que vocês acham sobre essa compração?

1 comentário:

  1. Já que o narrador citar frequentemente filmes, músicas, entre outros, e já que citaste a imagem de um filme, não haverá neste destino do narrador algum modelo de "inadaptado" vindo do cinema?

    A comparação com um bicho não me parece útil, porque me parece que há mais (ou menos) do que instinto na actuação do narrador. E há uma outra coisa que não liga bem com "bicho" que é uma forte consciência da realidade. Realidade essa que parece que não se consegue alterar. Talvez valesse a pena trazer para aqui algo do que são os traumas de guerra. Alguma opinião médica que nos ajude a compreender este comportamento.

    ResponderEliminar