12/12/10

Os Cus De Judas: As impressões finais


Na história do protagonista aparecem os raios de esperança que nem tudo está perdido. O primeiro raio é a mulher angolana: Sofia. Quando o protagonista fala dela o mundo parece ter mais cores, desaparecem os horrores da guerra colonial..
“A tua casa, Sofia, cheirava vivo, a coisa viva e alegre como o teu riso repentino, a coisa quente e saudável e delicada e invencível [...].” Aparece uma chance da vida normal, chance de combater a inquietação e insegurança que cresceram no coração do homem. Infelizmente... Sofia acaba violada com “o bilhete para Luanda”.
Uma mais morte absurda nessa guerra sem senso. A morte que marca o protagonista profundamente e ele não pode fazer nada para diminuir o seu sofrimento. A história de Sofia constitui uma crítica relevante sobre os atos irracionais que não trazem benefício nenhum. Uma crítica da guerra privada do senso, a guerra que os soldados não reconheciam como sua e regressaram marcados profundamente com a culpa, a vergonha e os remorsos dos seus actos.
Assim o livro de António Lobo Antunes constitui uma crítica social e política e ao mesmo tempo o estudo sobre os efeitos devastadores, a impossibilidade do amor e da readaptação.

2 comentários:

  1. Dizes que a morte de Sofia:
    "marca o protagonista profundamente e ele não pode fazer nada para diminuir o seu sofrimento."

    Desafio-te a comprovar esta afirmação com passagens do texto.

    Estas tuas afirmações não passam de impressões estereotipadas sobre as consequências da guerra e não lêem o texto correctamente. Presta atenção ao texto e reflecte sobre o que lá está e não penses de uma forma convencional e automática.

    ResponderEliminar
  2. Mas a verdade é que a situação do protagonista não é tão simples. A Sofia era, olhando do ponto de vista de um soldado, inimigo. As informações que ela fornacia podiam causar a morte do médico e dos seus companheiros. Não sabemos bem se a falta da reação dele é o efeito da resignação ou de compreensão. E a guerra, contra as ideias e contra as pessoas naose importando com o sexo delas.

    ResponderEliminar